O Centro de Estudos de Neurodivergências (CEN) é um programa onde participam profissionais de diversas áreas, como especialistas em TEA, nutricionistas, psicólogos, conselheiros geneticistas, pedagogos, entre outros. O programa tem ações e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba.
Os objetivos do CEN são realizar pesquisas sobre neurodivergências, organizar eventos, palestras e cursos para a comunidade acadêmica, profissionais de saúde e educação e pais de crianças neurodivergentes, oferecer serviço de aconselhamento genético, incentivar grupos de apoio e conectar famílias com prestadores de serviços especializados.
O que são neurodivergências?
As neurodivergências referem-se a uma variedade de condições neurológicas que se afastam do que é considerado “típico” em termos de desenvolvimento e funcionamento do cérebro. Um dos exemplos mais conhecidos de neurodivergência é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é uma condição que afeta a forma como uma pessoa percebe o mundo e se relaciona com os outros, manifestando-se em um espectro que varia em níveis de suporte requerido.
Indivíduos com TEA podem apresentar dificuldades na comunicação, na interação social e na adaptação a mudanças, além de interesses e comportamentos repetitivos. No entanto, cada pessoa com TEA é única, possuindo suas próprias habilidades e desafios. A compreensão e aceitação das neurodivergências são essenciais para promover um ambiente inclusivo, onde as diferenças são valorizadas e respeitadas, permitindo que cada indivíduo seja acolhido, tenha a oportunidade de prosperar e contribuir para a sociedade de maneira significativa. O apoio adequado, que pode incluir terapias e intervenções personalizadas, pode ajudar a maximizar o potencial de pessoas com TEA, promovendo seu bem-estar e desenvolvimento.
Quem pode usar os serviços do CEN?
Tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade e comunidade externa podem se beneficiar das atividades desenvolvidas e oferecidas pelo CEN e seus parceiros. Para maiores informações, entre em contato pelo email cen@ufv.br. Siga-nos para novidades no Instagram @CEN_CRP.
No momento o CEN não oferece serviços de tratamentos, mas estamos montando um banco de dados de prestadores de serviço que poderá ser útil para facilitar a conexão com as famílias que precisam dos prestadores.
