Extensão


Aconselhamento Genético para a Comunidade Acadêmica de Rio Paranaíba com traços de Transtorno do Espectro Autista

Coordenador: Prof. Dr. Rubens Pasa
Equipe: Prof. Dra. Karine Frehner Kavalco; Psic. Elias Marco Veiga Gonçalves; Pedag.ª Maria Gontijo Castro; Estud. Amanda Vitorino de Oliveira.

Transtorno do Espectro Autista é um transtorno multifacetado definido por suas características centrais, bases neurobiológicas, influências genéticas e a necessidade de uma abordagem diagnóstica baseada no comportamento, que incluem déficits na comunicação social, comportamentos repetitivos e uma ampla gama de sintomas que variam entre os indivíduos. A relação entre o autismo e o baixo desempenho acadêmico no ensino superior é multifacetada, com diversos estudos indicando que traços autistas podem impactar negativamente a adaptação acadêmica e os resultados. Pesquisas mostram que estudantes com níveis mais altos de características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente enfrentam desafios no ambiente universitário, resultando em um desempenho acadêmico inferior e dificuldades de adaptação. Por exemplo, níveis mais altos de traços autistas estão correlacionados com uma adaptação acadêmica inferior, especialmente em habilidades de linguagem pragmática, que impactam significativamente o sucesso acadêmico. Assim, o presente projeto pretende ser uma primeira linha de suporte para estudantes, técnicos e docentes que apresentem indícios de TEA, eximindo dúvidas, orientando e direcionando para profissionais adequados para suas demandas.

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Registro RAEX-UFV: PRJ-077/2025
situação: vigente.

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ACOGEN – Aconselhamento Genético para famílias com crianças com Transtorno do Espectro Autista

Coordenador: Prof. Dra. Karine Frehner Kavalco
Equipe: Prof. Dr. Rubens Pasa; Estud. Thais Helena de Oliveira Baciega; Psic. colaboradora.

“Acogen” é uma palavra de origem espanhola que significa bem-vindo, e “acoger” constitui o ato de acolher. É este o objetivo principal deste projeto, acolher as famílias atípicas da região do Alto Paranaíba, e lhes apresentar informações não apenas sobre a condição das crianças diagnosticadas, mas também dados para tomada de decisão para o planejamento familiar e para a investigação familiar das origens da condição. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno multifacetado, caracterizado por suas manifestações centrais, origens neurobiológicas, influências genéticas e pela necessidade de uma avaliação comportamental criteriosa. Suas principais características envolvem déficits na comunicação social, comportamentos repetitivos e uma diversidade de sintomas que variam amplamente de pessoa para pessoa. Diante dessa complexidade, é fundamental não apenas reconhecer essas diferenças, mas também oferecer um acolhimento respeitoso e empático às famílias atípicas. Essas famílias, que enfrentam desafios e demandas singulares, precisam de suporte constante, compreensão e inclusão para que possam proporcionar um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento integral de seus filhos. A investigação de traços de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em pais de crianças com TEA é um tema cada vez mais estudado e tem grande importância clínica, científica e emocional. Diante disso, reforça-se a urgência de políticas públicas e serviços adequados que levem em consideração as necessidades específicas dessas famílias, promovendo uma rede de apoio mais eficaz e empática.

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Registro RAEX-UFV: PRJ-104/2025
situação: vigente.

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Tête-à-TEA: Ciclo de Seminários e Palestras sobre neurodiversidade com famílias atípicas, profissionais da educação, e da saúde

Coordenador: Prof. Dra. Karine Frehner Kavalco
Equipe: Prof. Dr. Rubens Pasa; Estud. Rafaela J. A. Nascimento; Estud. Lauryane Fonseca Terra.

O nome do projeto, Tête-à-TEA, faz uma brincadeira com a a expressão Tête-à-tête, original do francês, que significa fazer algo de modo privado, e a abreviação da condição mais comum na neurodiversidade, o TEA. O que buscamos é o contrário do que a expressão original denota, já que visibilidade e informação não devem ser economizadas no contexto multiplicador desta proposta. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades persistentes na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O termo “espectro” é usado porque os sintomas variam muito entre os indivíduos – desde formas leves até mais severas. As pessoas com TEA podem ter interesses específicos e intensos, sensibilidade sensorial e dificuldades na adaptação a mudanças. Os sintomas do TEA geralmente aparecem na primeira infância, e o diagnóstico costuma ser feito nos primeiros anos de vida, mas pode variar de acordo com o grau de manifestação. Importante lembrar que, apesar das dificuldades, cada pessoa com TEA tem habilidades únicas e potencialidades que podem ser estimuladas com apoio adequado. Pessoas com TEA podem ter potencialidades incríveis, mas precisam de apoio individualizado, compreensão e inclusão. Isso também vale para as famílias atípicas, que frequentemente enfrentam sobrecarga emocional e desafios diários. O acolhimento e o suporte profissional e social são fundamentais para que essas famílias consigam oferecer um ambiente estimulante e seguro. É fundamental que os professores recebam informações claras e precisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sobre a importância da inclusão. Compreender as características do TEA permite que o educador adapte suas práticas pedagógicas e desenvolva estratégias mais eficazes, respeitando as necessidades específicas de cada aluno e contribuindo para o seu progresso acadêmico e social. Para os profissionais da saúde, compreender o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial não apenas para um diagnóstico preciso, mas também para oferecer um cuidado humanizado e respeitoso. O conhecimento sobre as características do TEA — que vão desde dificuldades na comunicação e interação social até comportamentos repetitivos e sensibilidade sensorial — é o ponto de partida para um atendimento mais eficiente, sensível e livre de preconceitos.


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Registro RAEX-UFV: PRJ-164/2025
situação: vigente.

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Outros projetos estão em fase de julgamento, análise ou registro em sistemas ou comissões competentes e serão divulgados em tempo oportuno.